6. Vamos construir um solucionador?

solucionador1.JPG

O que é isto?

Levantamento e discussão de problemas do domínio ambiental à escala da escola e do concelho tendo em vista, após ponderação, eventuais soluções.

Porquê?

Porque é preciso educar para a participação cidadã; porque é preciso implicar todos, na solução dos problemas que são de todos; porque as crianças e jovens podem contribuir com propostas de solução inovadoras; porque é preciso promover uma concepção prática de cidadania.

solucionardor3

Mãos à obra!

1. Em contexto de turma ou de escola, com possibilidade de envolver a restante comunidade (professores, funcionários e família/encarregados de educação), inquirir sobre os problemas do foro ambiental à escala local/regional que representam
preocupações nos diferentes planos: mobilidade, solo, água, resíduos, clima, flora e fauna, qualidade do ar, etc.
2. Agrupar os problemas pelos diferentes domínios e níveis de preocupação (aqueles que preocupam mais pessoas).
3. Investigar possíveis soluções ou medidas mitigadoras: pesquisando na Internet, convocando peritos locais/regionais (internacionais, por que não?) , convocando à discussão dos temas e ao  apuramento da dimensão dos problemas.
4. Reunir a informação recolhida e respectivas propostas de solução num blogue, página do Facebook, ou exposição física. Enviar essas propostas
às entidades com eventuais responsabilidades nos domínios apresentados (autarquias, serviços regionais de ambiente, organizações não governamentais de defesa do ambiente, serviços regionais relacionados com a recolha e tratamento de resíduos, etc).

solucionador3

Impactos esperados

Exercitar o encontro de soluções para problemas ambientais locais e regionais, através da perspectiva e contributo das crianças e jovens.

Para saber mais:  Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade;  Programa Eco-escolas e Guião de Educação para a Sustentabilidade Carta da Terra.

Para ter acesso à agenda | Para voltar ao início da agenda 

agenda capa