6. Vamos construir um solucionador?

solucionador1.JPG

Três propósitos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) aos quais esta actividade pretende dar o seu contributo:
1. Estabelecimento de parcerias entre as escolas, o poder local, as Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA) e outras entidades de âmbito local e regional;
2. Educar para uma Cidadania Interveniente;
3. Envolver todos os agentes e instituições relevantes no contexto de cada iniciativa, de
forma a promover uma cultura de corresponsabilidade em termos de sustentabilidade.

O que é isto?

Levantamento e discussão de problemas do domínio ambiental à escala da escola e do concelho tendo em vista, após ponderação, eventuais soluções.

Porquê?

Porque é preciso educar para a participação cidadã; porque é preciso implicar todos, na solução dos problemas que são de todos; porque as crianças e jovens podem contribuir com pro- postas de solução inovadoras; porque é preciso promover uma concepção prática de cidadania.

solucionardor3

Mãos à obra!

1. Em contexto de turma ou de escola, com possibilidade de envolver a restante comunidade (professores, funcionários e família/encarregados de educação), inquirir sobre os problemas do foro ambiental à escala local/regional que representam
preocupações nos diferentes planos: mobilidade, solo, água, resíduos, clima, flora e fauna, qualidade do ar, etc.
2. Agrupar os problemas pelos diferentes domínios e níveis de preocupação (aqueles que preocupam mais pessoas).
3. Investigar possíveis soluções ou medidas mitigadoras: pesquisando na internet, convocando peritos locais/regionais, convocando à discussão dos te-mas e ao  apuramento da dimensão dos problemas.
4. Reunir a informação recolhida e respectivas propostas de solução num blogue, página do face- book, ou exposição física. Enviar essas propostas
às entidades com eventuais responsabilidades nos domínios apresentados (autarquias, serviços regionais de ambiente, organizações não governamentais de defesa do ambiente, serviços regionais relacionados com a recolha e tratamento de resíduos, etc).

solucionador3

Impactos esperados

Exercitar o encontro de soluções para problemas ambientais locais e regionais, através da perspectiva e contributo das crianças e jovens.

Para saber mais:  Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade;  Programa Eco-escolas e Guião de Educação para a Sustentabilidade Carta da Terra.

Para ter acesso à agenda | Para voltar ao início da agenda 

agenda capa