A missiva que levou à colocação do estacionador

Exmos senhores
Presidente e Vereadores da Câmara Municipal de Évora,
Com conhecimento aos senhores:
Presidente da Junta de Freguesia de Horta das Figueiras/Malagueira
Membros do Conselho Municipal de Segurança;
Presidente do Agrupamento de Escolas Severim de Faria,
Directora da Escola da Horta das Figueiras
Presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Severim de Faria,
Pais/encarregados da Escola Horta das Figueiras,
Presidente da Associação GARE,
Daniel Farrica da Loja D-Bike,
  1. Somos entusiastas do uso quotidiano da bicicleta por todos. Achamos fantástico deslocarmo-nos a pé e de bicicleta no quotidiano que o recomendamos a todos que possam (felizmente, a maioria da população). Bem sei que, entre outras coisas, a nossa cidade não está preparada. Cabe-nos a nós também esse poder cidadão, e educador (dando o exemplo), daquilo que julgamos/acreditamos, ser  melhor/contribuir, por mais pequeno que seja,  para uma cidade e escola melhores;
  2. Diariamente  deslocamo-nos para a escola de bicicleta. Ir de bicicleta  ou a pé para escola é, entre muitas outras vantagens que nos coíbimos  de discorrer,  uma forma tão prazerosa de começar/acabar o dia!  Teimosia, prazer e, dado o contexto da mobilidade eborense, uma pontinha de   (ir)responsabilidade misturada (opinião pessoal: nossa e de quem gere a cidade, mas por razões diferentes);
  3. Na nova  experiência (2016/17) com a Escola (Horta das Figueiras) sentimos falta, entre outras pequenas melhorias, de estacionadores para bicicletas dentro da escola. Para já, somos os únicos que nos deslocamos de bicicleta, mas acreditamos/desejamos que outros virão!
  4. Deixar a bicicleta junto ao recinto da escola (no exterior)  foi uma primeira escolha,  mas a bicicleta  foi objecto de pequenos furtos por duas vezes em menos de um mês. Por isso, estaciona-la dentro da escola seria a melhor solução. Seria ainda um incentivo de mudança e as entidades a dizer-nos que a opção por outras formas de chegar à escola são bem-vindas!
  5. Entretanto falámos  com uma loja de bicicletas vizinha da escola  (D Bike – Sr. Daniel Farrica – 266707707/Rua Horta das Figueiras nº69 rc dt, )  que está disposta a oferecer um estacionador de 2 lugares, sendo que, a instalação do mesmo seria por conta da entidade competente (JUnta de Freguesia? Câmara Municipal?)
Caso se avance para colocação dentro do recinto da escola, sugerimos que seja feito num local com alguma sombra (pelo menos ao meio-dia. o sol intenso deteriora as bicicletas).
Da nossa parte, se necessária, estaremos dispostos a tratar dos estacionadores junto do Sr- Daniel.
Na firme convicção, agora com o novo ano lectivo a começar,  que uma cidade preparada para a mobilidade e fruição do espaço público pelas crianças, é uma cidade melhor para todos e na expectativa que a nossa singela  proposta tenha o vosso melhor acolhimento,  apresentamos  os nossos melhores cumprimentos.
FM
pai, cidadão  e encarregado de educação.
O lugar mais seguro (de maior passagem) que temos escolhido para estacionar a bicicleta fica a cerca de 100 m da entrada da escola.
Inline images 1
Este é o lugar que existe agora. Distante e muito solarengo.
Inline images 2
Depois de passar em frente à escola, a caminho do “estacionador” oficioso (94 metros de distância). Os carros “podem” estacionar junto da escola. Uma das vantagens, entre outras, para quem faz pequenas deslocações na cidade, é ser mais rápido que os carros. Ao sermos obrigados a percorrer , desnecessariamente, mais 200 metros (100 m de bicicleta para estacionar mas 100m a pé para regressar à escola), essa vantagem é consumida.
Inline images 3