Baú

Trabalhos realizados e bem “curtidos”

Solução PAN WASTE2VALUE

Quase três anos a desenvolver um Projecto na área dos resíduos de base participação cidadã. Um quase falhanço em toda a linha.

Uma quase conclusão. Partindo do conceito de obsolescência programada (o tal que explica que, apesar de haver tecnologia disponível para fazer máquinas de lavar que durem 20 anos, estas duram apenas 4 ou 5), achamos que há um conceito mais abrangente: o conceito da ineficiência programada. Sistemas  propositadamente ineficientes geradores de prejuízos para todos e elevadíssimos lucros para muito poucos.

 

ecop_app_imagemjpeg_nov_14
Descrição sumária Attribution 4.0 International (Creative Common BY 4.0)

recbingoExiste, contudo,  a franca consolação de termos “inspirado” outras soluções, porventura menos ambiciosas, abrangentes e eficientes como o Projecto Recycle Bingo a quem desejamos, naturalmente: boa sorte, amarsul!

 

Azobro

Uma instalação criada em co-autoria com Manuel Fontainhas e António Redondo para a Spira  e exposta na Feira do Montado , Portel, 2010.

5225573929_3c087a013d_b
Primeiro ensaio para árvore genealógica comunitária.

Coordenação da Estação Biológica do Garducho (Granja, Mourão)

Este equipamento, do CEAI – Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, Évora –  tinha como principais funções servir a comunidade cientifica (residências), a comunidade local e regional. Obra impactante  a tantos níveis.

Experiência cheia de um ano (2009) num equipamento que por motivos vários (mas fortes) fecharia as suas portas pouco tempo depois de abrir.

4046418556_470592f38b_z
Estação Biológica do Garducho

Separar sem Parar (em co-autoria com Rita Azedo e Dora Gervásio)

Um projecto de comunicação da AMCAL (Associação de Municípios do Centro Alentejo), apoiado pela Sociedade Ponto Verde e executado pela Associação Terras Dentro.

O objectivo consistiu, através de vários mecanismos promotores da participação e transparência, promover o aumento da reciclagem junto da população.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Periodicamente a população era informada, através de instalações localizadas em espaços de grande tráfego, dos valores de separação alcançados e da sua posição face às metas. A mesma informação acompanhava as facturas de água.

Itinerários do Fogo (em co-autoria com Catarina Oliveira, à época técnica superior da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo)

350688890_82920b2367_o
Usando o fio condutor das profissões ligadas ao fogo, construímos um itinerário por três localidades do concelho de Montemor-o-Novo: Casa Branca, Santiago do Escoural e São Cristóvão.

Jornal 100 Idades

Um jornal que era feito em papel de jornal e tudo. Um ar sério que não deixava também de ser uma brincadeira da primeira à ultima página. Foram publicados quatro números ao longo de quase dois. Para ser lido, utopicamente, dos 0 aos 100 anos de idade e participado por todos. Aconteceu nas freguesias rurais de S. Cristóvão e Escoural, concelho de Montemor-o-Novo, realizado ao abrigo de um Projecto maior desenvolvido pelas Terras Dentro entre 1998 e 2000. Foi premiado com o prémio Saber+ do Ministério da Segurança Social.

321710261_4db4d1bb27_b.jpg

“Escola” do Castelo

Um pré-projecto de integração cidadã da comunidade de etnia cigana do concelho da Vidigueira. Funcionou durante um ano e de forma pontual. Uma primeira abordagem para um projecto de uma vida que não chegou a continuar porque…não se proporcionou. E porque, evidentemente, não era um trabalho fácil. Mas foi bom e cheio de boas experiências as tentativas feitas. Bem-haja, pessoal fixe da Vidigueira.

92381563_8ae6962ddb_z

Exposição Montado Com(n)Vida 

Sementeira de um montado de azinho a partir de bolotas doces

São Marcos da Ataboeira, Castro Verde. Para a Liga para a Protecção da Natureza.

Projecto Piloto de Combate à Desertificação

Centro de Educação Ambiental, Vale Gonçalinho, Castro Verde. Para a LPN (Liga para a Protecção da Natureza). Vencedor do prémio de Conservação da Natureza Ford.

13289816644_1c2a07e364_z
Injecção de lamas de ETAR com subsolagem.

Horta do Director

Uma forma de vender produtor-consumidor em 4D!: D1 bons produtos, D2 atendimento simpático, D3 humor e D4 vontade de aprender mutuamente. Durante dois anos o Director (Ricardo Martins) produzia e vendia no mercado. E nós ajudámos na ligação aos consumidores. Com o humor e a vontade de aprendermos uns com os outros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quem vive no campo tem que ter horta. E na cidade?

Vídeo realizado em co-autoria com André Birken para a Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo.

We Go Inn (experiência em  Slow Motion realizada em 2014)

I concurso de pão alentejano (2000) . Co-organizador e co-autor da grelha de provas.

4260189965_690919d471_o

Última actualização: 7/4/2018