Já feito e para repetir!

Aqui encontra uma lista de actividades e Projectos de largo espectro. Do vídeo, aos livros  e à investigação. Porquê? Porque a vida é para expandirmos horizontes? Porque queremos inspirar e deixar-nos inspirar? Ou melhor…porque tem sido assim.

Experiências do domínio do vídeo participativo

O vídeo é um linguagem de apropriação muito imediata. Usar o vídeo para contar uma história participada por todos pode ser poderoso. Mais do que o produto final, o trabalho de implicar no processo um maior número e as mais diversas pessoas é o que importa. Começa-se com um princípio de história. Uma espécie de mote: contar a história da escola que vai fechar, por exemplo.  A partir daí, todos fazem tudo. Do guião, à captação de imagem de som. Para no fim ter o prazer maior de ver o “produto”  e mostra-lo e discuti-lo em e com a comunidade.

321710266_b85fdbadd7_b
Da Halândia a Ouguela. Vídeo-memória aquando do encerramento da escola de Ouguela, Campo Maior.

 

 

321710267_87df53ba3c_o.jpg
Telejornal feito por miúdos em S. Bartolomeu do Outeiro, Portel.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Escola de Marmelar, Vidigueira. Filme memória do último ano de funcionamento.

 

472905900_f46086e876_o
25 Abril Júnior. Filme-pesquisa com as crianças de Alvito sobre o 25 Abril.

A Escola da Amieira (Portel) e a construção da Barragem de Alqueva

Autor dos seguinte livros

328638868_3a8afc4f31_o

No Jardim do Mundo. Livro integrado no Kit Sem Fronteiras (Terras Dentro). História inspirada no quotidiano da escola de Aguiar (Viana do Alentejo) . Conta a história de uma viagem pelo mundo realizada por crianças durante um….intervalo.

 

AZ_sinaleira_capa_edicao_17

 

Azinheira Sinaleira

 

 

 

 

 

Jardim Arco-Íris – Propostas de actividades interculturais à volta de uma jardim com plantas do mundo. 

 

 

 

 

 

Maleta Ambiental e Manual Montado Com(n)vida. Em co-autoria com Rita Azedo

 

 

 

 

 

Investigação

Livro: Debates sobre as Estratégias Locais de Desenvolvimento

Co-autor, enquanto bolseiro do ICAAM-Universidade de Évora. 2013. Entidades co-autoras, para além do ICAAM, Direcção Regional da Agricultura Alentejo, GPP (GAbinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura) e Monte- ACE

Capturarhh

Estudo PROVE : PROMOVER, VENDER, COMUNICAR E DIVERSIFICAR
Proposta de planos de intervenção nas explorações agrícolas prove no âmbito da diversificação de actividades

Em co-autoria com Mara Almeida e sob coordenação de Teresa Pinto-Correia (ICAAM- Universidade de Évora).

Capturartt

Capturardd
Um estudo que foi um gozo. Passou por uma tentativa de tipificar este sistema de micro-produção e comercialização directa aos consumidores via entrega semanal de cabazes; por análise comparativa de sistemas semelhantes de produção-consumo noutros locais do mundo e, por último, da enunciação, acompanhada de versão simplificada de viabilidade, de ideias par diversificação de negócio  para este tipo de produtores. Fototeca do trabalho de campo.

Visitas para crianças e famílias ao Cromeleque dos Almendres (Évora)

 

 

 

 

 

Tecnologias

1355856037_62c781bbe8_z

Uma boa forma de aprender é….ensinar. A super e novel Biblioteca de Alvito estava super bem equipada. Era super confortável. Mas não tinha muita gente e os seus públicos não comunicavam entre si (júniores e seniores).

Vai daí organizámos um curso de informática para graúdos dado por miúdos. De manhã os júniores preparavam os conteúdos. À tarde davam as “aulas”. Sem inscrições, sem obrigação de vir ou justificar ausências, com portas sempre abertas para entrar mais um mini-super-formador informático.  Quer experimentar na sua terra também? Contacte-nos! 

cisterna
Água por um site.

O site dos Bombeiros de Mourão – muito mais do que o site em si, aquilo que o processo de construção do site representou. Objectivamente a troca de um serviço (água) por outro serviço (ensinar a fazer um site). Um processo de partilha e a prova que o dinheiro é (quase sempre) o segundo problema.

 

 

 

Em Baú mais alguns projectos e actividades realizadas. Com gosto.

Última actualização 4/4/2018